Dicas dia a dia
Dicas para quem deseja fazer a manutenção do telhado
Fazer a manutenção do telhado é algo obrigatório, mas que muita gente infelizmente acaba negligenciando. Afinal de contas, como o telhado está em uma posição elevada, ninguém será capaz de ver os defeitos que surgirem.
Bem, o problema é que qualquer tipo de dano em um telhado pode gerar consequências desastrosas. De fato, essas consequências podem inclusive danificar toda a estrutura da casa com o passar do tempo.
É justamente por esse motivo que a manutenção do seu telhado precisa ser uma prioridade. Então, se você deseja fazer isso, confira este artigo até o fim e aprenda de uma vez por todas como fazer uma boa manutenção!
Você precisa verificar o estado do telhado frequentemente
É comum que a manutenção do telhado seja feita somente em casos extremos, como destelhamento ou rachadura de telhas. Afinal, isso chama a atenção dos moradores e exige uma solução imediata.
Obviamente, isso é super importante. Porém, a verificação do estado de um telhado não pode acontecer apenas em momentos excepcionais.
É preciso cultivar o hábito de sempre realizar esse tipo de verificação, pois somente assim você saberá se o telhado precisa de manutenção ou não.
Portanto, sempre que houver uma chuva um pouco mais forte, espere o telhado secar e faça uma verificação. Caso não haja nenhuma situação atípica, faça essa verificação mensalmente.
Faça a limpeza das calhas e rufos
Um dos grandes problemas dos telhados é o entupimento de calhas e o mau funcionamento dos rufos. É por esse motivo que você precisa estar sempre limpando ambos.
Se a sua calha ficar entupida, muita água irá se acumular naquela região, fazendo com que a água entre dentro do seu telhado e se infiltre pela sua casa, o que pode causar diversos danos às paredes e móveis.
Não há muito mistério quando o assunto é realizar a limpeza de calhas e rufos. De fato, tudo o precisa ser feito é retirar-se todas as sujeiras do local.
Também é importante sempre verificar se os canos do telhado estão funcionando normalmente, pois isso pode influenciar no acúmulo de água e na ocorrência das infiltrações.
Verifique se existem rachaduras nas telhas
Além dos cuidados com calhas e rufos, também é muito importante que você verifique se existem rachaduras nas telhas, que podem ser ocasionadas por ventanias, galhos e quedas de outros materiais.
Caso você encontre qualquer rachadura em uma telha, faça a sua substituição imediatamente. Assim você garante que nenhum problema futuro irá se originar deste problema.
Também é importante verificar se existe alguma anormalidade nas telhas, como a presença de sementes ou outros materiais. Afinal, eles podem se acumular e deslocar as telhas, fazendo com que surja uma passagem para a água.
Faça reparos sempre que for necessário
Por fim, lembre-se de que os reparos devem ser feitos sempre que houver necessidade. Não espere passar um certo tempo para trocar uma telha quebrada ou uma calha entupida. Faça isso o quanto antes.
Afinal, existe a possibilidade de que eventos climáticos aconteçam nesse momento de “espera” e causem danos desnecessários ao seu lar.
Dica de ouro
Sempre cuide da sua segurança quando for fazer a manutenção do seu telhado. Se o trabalho for realizado em uma altura superior a dois pavimentos, já é necessário contar com o cinto de segurança.
Além disso, não hesite em contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço caso você considere necessário. Isso vai permitir que você economize tempo e dará a garantia de que a manutenção foi feita da forma certa.
Ficou com alguma dúvida sobre como fazer a manutenção do seu telhado? Então deixe o seu comentário aqui embaixo para que possamos te ajudar!
Visite agora mesmo o site da Bremenkamp Material de Construção e conheça nossos materiais!
Conheça nosso blog e receba dicas de obras com as novidades do mercado. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções! Deixe seu comentário sobre qual assunto deseja por aqui, vai ser um prazer te ouvir!
Deixe um comentário