Impermeabilizante
Impermeabilização da área externa: aprenda como fazer
O espaço externo sempre é aquele que mais sofre com os efeitos de chuvas, raios solares, ações do também e tantos outros fatores. E é em virtude disso que a impermeabilização da área externa se torna tão importante.
Afinal de contas, é graças a ela que o espaço externo pode se manter perfeitamente conservado por mais tempo, o que é importantíssimo para que o ambiente se mantenha bonito e para que você possa economizar com as reformas ao longo do tempo.
No nosso conteúdo de hoje, vamos ensinar de maneira detalhada como você pode fazer essa impermeabilização da área externa por meio dos sistemas de impermeabilização e também dos principais tipos de impermeabilizantes do mercado. Confira!
Sistemas de impermeabilização da área externa
Atualmente, existem dois tipos de sistemas de impermeabilização disponíveis no mercado. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre eles. Dê uma olhadinha:
Sistema rígido
O sistema rígido de impermeabilização para a área externa é composto por aditivos químicos que são colocados nas argamassas para que sejam aplicados em uma determinada superfície.
É importante ressaltar que esse tipo de sistema não trabalha em conjunto com a estrutura externa. Por exemplo, caso seja aplicado em locais com grandes variações de temperatura, o sistema rígido não será capaz de trabalhar junto com a estrutura e isso irá gerar rachaduras.
Por conta disso, o sistema deve ser utilizado em subsolos, piscinas enterradas e galerias.
Sistema flexível
Já o sistema flexível é composto por materiais compostos de elastômeros e polímeros. Ele é indicado para locais com variações de temperatura, como sacadas, lajes, coberturas, etc.
Tipos de impermeabilizantes para a área externa
Agora que você já sabe quais são os sistemas de impermeabilização para a área externa (e consequentemente por qual deles você deve optar), vejamos quais são os principais tipos de impermeabilizantes disponíveis no mercado.
Emulsão acrílica
A emulsão acrílica é um impermeabilizante feito a base de acrílico e elastômero e, portanto, faz parte do sistema flexível. Por conta disso, ele constantemente é utilizado em coberturas, paredes, lajes e outros locais que estão diretamente expostos.
Argamassa polimérica
Já a argamassa polimérica é composta por diversos insumos, como:
- Cimento;
- Aditivos diversos;
- Polímeros.
Ela é muito indicada para áreas que possuem um maior contato com a água, como:
- Piscinas;
- Decks;
- Caixas d’água;
- Rodapés;
- Subsolo.
Se você precisa realizar a impermeabilização de alguma dessas áreas, esse é um dos melhores tipos de impermeabilizantes que se pode utilizar.
Manta asfáltica
A manta asfáltica é um impermeabilizante muito utilizado dentro da construção civil, já que acaba sendo adequada para diferentes tipos de estruturas, como lajes, reservatórios, piscinas, muros e assim por diante.
Ela é produzida a partir de um material asfáltico que é modificado para que tenha mais resistência, durabilidade e flexibilidade.
Além disso, ela também acaba sendo capaz de proporcionar conforto térmico ao ambiente, o que é muito importante para que a área externa não fique somente protegida, mas também seja capaz de melhorar a área interna.
Hidrofugante
Por fim, nós temos os hidrofugantes, que são compostos por aditivos incorporados à argamassa. O resultado? Um material que repele totalmente a água!
O ideal é utilizar esse tipo de impermeabilização da área externa em locais que recebem maior contato com a água, como:
- Paredes expostos à chuva;
- Telhas;
- Concreto;
- Tijolos aparentes.
Seja como for, uma coisa é certa: ao investir em impermeabilizantes de qualidade você conseguirá ter a garantia de uma área externa em perfeito estado durante mais tempo!
Caso tenha alguma dúvida, fique a vontade para deixar o seu comentário aqui embaixo. Dessa forma, poderemos te ajudar no que for necessário. Se você estiver procurando materiais de construção, visite o nosso site!
Deixe um comentário